Robô-barco irá monitorar os mares sem necessidade humano a bordo

Um grupo de engenheiros quer a sua ajuda para construir um barco-robô que tem a missão de preservar nossos oceanos. Chamado de RobotBoat Mark VI ele é completamente autônomo: sequer precisa de combustível para navegar e os dados colhidos serão de suma importância para entendermos o que se passa debaixo d´água.
O projeto está sendo divulgado pelo Kickstarter, uma das maiores plataformas de crowdfunding da internet. Eles estão pedindo 80 mil dólares para a construção de um modelo - metade desse valor vai só para a parte eletrônica, que inclui os sensores responsáveis pelo monitoramento. Eles irão medir coisas como: vazamento de óleo, quantidade de lixo, correntes oceânicas, derretimentos de iceberg e tudo mais que se pode imaginar em relação à vida marinha.
Como a equipe é formada somente por engenheiros, os detalhes mais capciosos foram olhados com atenção redobrada. Eles desenvolveram um sistema que não deixa o barco virar ou ficar pendendo de um lado para o outro, o robô auto-corrige a falta de equilíbrio. Essa é apenas uma das 8 tecnologias patenteadas por eles durante o desenvolvimento das pesquisas.
Os criadores definem seu projeto como um satélite dos mares. Se tudo certo, os testes começam já em dezembro e em 2013 o RobotBoat Mark VI cai no mar definitivamente. O ideal seria que vários modelos fossem construídos, mas isso depende da quantida de dinheiro arrecadada. Quem doar 5 mil dólares pode colocar o desenho que quiser na estrutura vertical do barco-robô (uma empresa pode estampar seu próprio logo, por exemplo). Se a doação for de 10 mil dólares a pessoa ainda pode dar nome ao barco e ganhar um modelo em 3D, em escala reduzida.
Até agora 593 pessoas doaram um total de 25 mil dólares. Faltam 55 mil. A turma do RobotBoat Mark VI ainda tem 21 dias para conseguir que o robô faça esse scanner e ajude os cientistas à entender a melhor forma de proteger nossos mares.

Fonte : Galileu

Comentários

Postagens mais visitadas