Um ano sem Steve Jobs

Especial - Um ano sem Steve Jobs

Conhecido por todos os avanços tecnológicos a que se atreveu e todos os atrevimentos avançados os quais tecnologizou Steve Jobs marcou seu tempo. Mais que isso ele se reinventou e inventou o mundo em que hoje vivemos pelo menos umas dez vezes. Palmas para Jobs. Vivas para Steve.
O visionário Steve Jobs desafiou a tudo e a todos e como consequência deixou mais que uma história de vida. Sem saber, sem querer ou sem vergonha de mostrar que sabia muito bem o que queria ele deixou um legado.
Durante muitos anos fui Heavy User de Uíndols e sempre fui defensor da plataforma. Quando muitos diziam que para vídeo o mac era melhor eu respondia que o sistema do Sr. portões me supria da mesma forma que um do Sr empregos.(ainda não entendeu?) Doce engano, pura ilusão. Que durou apenas alguns segundos após eu experimentar meu primeiro mac.
Aquilo parecia que tinha sido feito pra mim. Meu cérebro pulava de alegria a cada descoberta de comando, uma mais intuitiva que a outra e uma interface que de tão amistosa parecia ter emoção. Me rendi. Totalmente.  Na verdade mais que isso, fui rendido.

Steve Jobs era assim um evangelizador. Um criador de seguidores. A expressão “formador de opinião” deveria vir com uma foto dele anexada.

Inventou o computador pessoal, desenvolveu o mouse, criou o Ipod, Ipad e Iphone. Tá bom pra você? Pra ele não. Só criar ou desenvolver produtos que revolucionavam o mundo por seus atributos e design não era suficiente. Ele fazia questão de apresentá-los ao mundo de uma maneira diferente. De um jeito especial. Memorável. Inesquecível. E não bastando revolucionar a área tecnológica Steve foi uma referencia no marketing, propaganda e, puxando a sardinha pro meu lado, nas apresentações em público.
Seu jeito, carisma, atenção aos detalhes cativava a todos e transformava novos produtos em grandes sucessos, mesmo que não fossem grandes produtos. Ele era fera na comunicação. E tem muito a ensinar a todos nós. Até quando ele errava transformava isso num acerto. Fazia um mea culpa como ninguém.
Abaixo deixo seu discurso a uma universidade americana em que mostra sua face mais humana. Nas próximas semanas farei uma série com dicas sobre as técnicas de apresentação que Steve Jobs  difundiu tão lindamente. Um tributo. Uma homenagem.

Estou muito triste que ele se foi. Estou infinitamente feliz que ele tenha existido.

Comentários

Postagens mais visitadas