Terror: vespas gigantes ‘invadem’ província chinesa

O período entre maio e novembro mostra-se sempre mais preocupante na China. O motivo não é diretamente ligado à poluição ou à economia, mas sim a algo bem mais improvável: vespas. Durante esses seis meses, todos os anos, os insetos voadores começam a “sair mais das tocas” para caçar colmeias de abelhas para invadir. Mas, apesar de recorrente, a situação neste ano tem se mostrado mais grave: ao todo, 28 pessoas já morreram graças às picadas dessa criatura da foto acima.
As quatro Vespas mandarinias da imagem são, na verdade, rainhas – o que explica o tamanho absurdo delas. No entanto, não espere nada muito menor de uma normal: as vespas criadas pela matriarca podem chegar a 5,5 centímetros de comprimento. E tamanho não é tudo no caso delas – esses “monstros” chineses podem voar a até 40 Km/h, por cerca de 100 quilômetros. E o pior: elas nunca estão sozinhas, perseguindo os alvos em enxames por centenas de metros, em uma cena que parece ser digna de filme de terror.
Os casos estão ocorrendo predominantemente em vilarejos rurais do sul da província de Shaanxi, e os relatos e as situações de várias vítimas são impressionantes. Uma sobrevivente, de mais ou menos 50 anos, contou ao jornal The Guardian que passou um mês no hospital depois de levar 200 ferroadas das vespas. Um vizinho dela não teve a mesma sorte, e morreu por falência nos rins.
As toxinas liberadas pelas vespas provocam, além de problemas nos rins, danos na pele – quase como uma agulha quente penetrando o tecido – e choques anafiláticos, responsáveis por inchaços nas vias respiratórias e sufocamento. Por isso mesmo, autoridades chinesas recomendam que, caso o número de picadas tenha sido maior que 10, as vítimas procurem atendimento médico. Já se passarem das 30, o ideal é buscar tratamento emergencial.
As Vespas mandarinias se proliferam ainda mais na região sul de Shaanxi graças às temperaturas altas desta época do ano. No entanto, o aquecimento global parece ter tido um papel fundamental no caráter ainda mais agressivo dos insetos. Por enquanto, nós aqui no Brasil ainda podemos ficar tranquilos, já que essas vespas habitam praticamente apenas o oriente – além da China, elas são encontradas também na Coreia do Sul, em Taiwan, no Nepal e na Índia, por exemplo. No entanto, segundo o Gawker, algumas delas já foram vistas na região do Illinois, no centro-leste dos Estados Unidos – ou seja, elas migram.

Fonte : Revista Info

Comentários

Postagens mais visitadas