McAfee fala sobre novas tendências da segurança corporativa

De acordo com relatórios recentes da empresa, desde do ano passado é possível notar que cibercriminosos estão agindo de maneira cada vez mais silenciosa e profissional, evitando ataques de grande escala com vírus que geravam verdadeiras epidemias entre usuários. A tendência não é recente, segundo a McAfee – o último grande outbreak foi o do malware focado no Windows, o Conficker, de 2008 –, mas é motivada principalmente pelo aumento das proteções de serviços como e-mails, consideradas as grandes ferramentas de disseminação destes arquivos maliciosos até então. Agora, essas ameaças migram para o ambiente da internet e visam ao roubo e sequestro de dados (ransomware) ou até a malwares customizados para fins específicos.
Apesar do grande esforço de governos e operadores de segurança na derrubada destas operações, redes de computadores zumbis, as chamadas botnets, também continuam em alta e ainda são utilizadas em larga escala para ataques direcionados. Operadas a partir de países como Estados Unidos, Alemanha e China, as botnets são infraestruturas que podem ser até alugadas por pessoas e empresas mal intecionadas com o objetivo de derrubar temporariamente a operação de outras companhias.
Para evitar este tipo de ação, que mira principalmente no roubo de informações, a McAfee recomenda o conceito de uma segurança conectada, interligando os diversos ativos de segurança de uma empresa para que eles relacionem diferentes eventos suspeitos. Assim, determinado evento anômalo pode ser rapidamente rastreado na empresa para evitar que ataques ou malwares se espalhem por dentro do ecossistema. "Ser só reativo é muito ruim e muito custoso para a empresa, você vai estar só 'apagando incêndio'", explica o Engenheiro de Sistemas da McAfee do Brasil, Bruno Zani. Também é importante que os usuários mantenham múltiplas camadas de proteção, como firewall, IPS, filtros de spam e de proxy e, só então, antivírus.

Materia Completa : Comporate

Comentários

Postagens mais visitadas