Venda mundial de PCs registra maior queda desde 1994
O mercado mundial de computadores registrou no primeiro trimestre de 2013 14% de queda, apresentando a pior redução no número de novos aparelhos vendidos desde 1994, segundo pesquisa realizada pela consultoria IDC. Nos três primeiros meses do ano foram vendidas 76,3 milhões de unidades ao redor do mundo, retração de 13,9% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
A queda pegou os analistas de surpresa, já que eles estimavam uma redução menor no mercado de computadores pessoais para o primeiro trimestre do ano, de 7,7%. A HP se manteve na liderança no período, tendo vendido 11.997 milhões de PCs, mas foi a fabricante que sentiu a pior redução no setor, com 23,7% de diminuição em relação ao mesmo período de 2012.
A contração do mercado aconteceu mesmo com a economia mundial apresentando melhora e com o lançamento da nova geração do sistema operacional da Microsoft, o Windows 8, em outubro do ano passado. O Windows 8 chegou ao mercado com a missão de alavancar as vendas de PCs e transformar o formato com a introdução de elementos sensíveis ao toque, mas a IDC afirma que isso acabou elevando o custo de novos produtos e fez com que muitas pessoas optassem por ficar com seus atuais computadores por mais tempo.
Materia Completa : CanalTech
Comentários
Postar um comentário