TIM e Oi fecham parceria para compartilhamento de antenas da rede 4G


A operadora TIM enviou nesta terça-feira (26) à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) um documento com o acordo firmado com a operadora Oi para o compartilhamento de antenas da rede de internet móvel da quarta geração (4G). A empresa espera que o acordo seja aprovado pelo órgão em poucas semanas. As informações são da Agência Brasil.
"Às vezes uma torre não tem espaço, então coloca-se apenas uma antena que trabalha com as duas frequências das operadoras. Para o cliente final é imperceptível, mas torna os investimentos mais eficientes e resolve problemas de urbanismo e de falta de espaço físico [para a instalação de antenas]", afirmou Mario Girasole, vice-presidente de Assuntos Regulatórios da TIM.
O executivo ainda ressaltou que o documento define as responsabilidades de cada empresa dentro do acordo de compartilhamento de antenas, principalmente, sobre a qualidade do serviço que chegará ao consumidor final. Girasole afirmou que o acordo também permite que as operadoras aprimorem e incrementem sua infraestrutura, de forma independente da outra para melhorar seus serviços e cobertura.
Marcio Girasole acredita que o compartilhamento das antenas com a Oi comece a valer em abril deste ano e, neste primeiro momento, funcionará apenas nas cidades que irão sediar a Copa das Confederações, que acontece em junho deste ano. A Anatel, por sua vez, também tem interesse em acordos de compartilhamento para expandir a rede 4G no país e também no cumprimento do cronograma do órgão, que prevê que até dezembro deste ano a rede esteja funcionando em todas as cidades que serão sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014.

Fonte : CanalTech

Comentários

Postagens mais visitadas