Microsoft e Symantec eliminam botnet Bamital


Microsoft e Symantec, duas grandes empresas do mundo dos softwares, disseram ter interrompido uma operação cibercriminosa global, desligando servidores que controlavam centenas de milhares de PCs sem o conhecimento de seus usuários.

A manobra das companhias fez com que os computadores infectados em todo o planeta ficassem temporariamente sem conseguir realizar pesquisas na internet, e as empresas ofereceram ferramentas gratuitas para limpeza das máquinas. Mensagens foram enviadas automaticamente para os usuários infectados com opções de antivírus.

Conforme informações divulgadas pelo BusinessInsider, a operação aconteceu na última quarta-feira (06), quando técnicos da Microsoft e da Symantec, acompanhados por delegados federais dos Estados Unidos, invadiram data centers localizados em Weehawken, Nova Jersey, e Manassas, Virgínia. A ordem de invasão foi emitida pelo Tribunal de Alexandria, também na Virgínia.

Em seu site, a Symantec explica que já estava acompanhando o trabalho dessa botnet, conhecida como Bamital, há quatro anos. "Temos o prazer de anunciar hoje a eliminação bem sucedida da botnet Bamital. A Symantec vinha acompanhando essa botnet desde o final de 2009 e recentemente se aliou à Microsoft para identificar e desativar todos os componentes conhecidos, que são vitais para o seu funcionamento", diz o post.

Materia Completa : CanalTech

Comentários

Postagens mais visitadas