Para diminuir a vulnerabilidade do país, Brasil terá cabos submarinos e satélite

O governo brasileiro parece realmente preocupado com o vazamento de informações estratégicas do país, tanto que agora planeja lançar um novo satélite nacional e construir novos cabos submarinos ligando o Brasil à Europa e à África. A ideia é diminuir a vulnerabilidade do país a interceptações e monitoramentos operados pelos Estados Unidos.
Atualmente, o Brasil gasta cerca de US$ 650 milhões anualmente com o tráfego da internet para o país norte-americano. "Queremos descentralizar essa infraestrutura. Além de tornar o serviço mais barato, agora temos outro motivo para defendermos isso", explicou o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, nesta quinta-feira (11), de acordo com a Agência Estado.
O motivo citado por Bernardo é o escândalo do caso de espionagem da Agência Nacional de Segurança norte-americana (NSA), que envolveu, inclusive, o nome do Brasil entre os países vigiados. Durante seu discurso, o ministro também citou os anéis de conexão de fibra ótica que estão sendo feitos com os países sul-americanos.
As denúncias de espionagem das comunicações de brasileiros pela NSA também fizeram com que o governo brasileiro decidisse agilizar o processo para aprovação do Projeto de Lei do Marco Civil da Internet, que se arrasta há tempos. Bernardo disse que irá negociar aperfeiçoamentos no projeto para reforçar a proteção dos dados privados dos usuários.

Fonte : CanalTech

Comentários

Postagens mais visitadas