Nova ferramenta de buscas do Facebook: um prato cheio para ataques na web


No dia 15 de janeiro, o Facebook finalmente revelou o que todos tanto esperavam: sua nova ferramenta de buscas, o Graph Search, capaz de buscar não apenas por termos e palavras-chave, como também por pessoas associadas ao que gostam de fazer, ao tipo de música que gostam de ouvir e a que lugares costumam frequentar.
Com seu poderoso algoritmo de busca direcionada, o Graph Search deixou a turma do Google preocupada. A nova ferramenta une o poder de busca com o qual já estamos acostumados aos artifícios de localização, compartilhamento e preferências pessoais do Facebook, funcionando de maneira mais completa que o tradicional motor de buscas da gigante da web. Assim, ao digitar "amigos que estudaram na PUC e gostam de Star Wars", o usuário pode utilizar os filtros que desejar para encontrar as pessoas que se enquadram exatamente em seus requisitos de busca.
Ao unir a enxurrada de informações trazidas pelo Facebook a respeito de cada pessoa que possui um perfil na rede com um poderoso sistema de pesquisa, a ferramenta também encantou os cibercriminosos e se tornou uma faca de dois gumes. Enquanto auxilia os usuários a encontrar exatamente aquilo que procuram, expõe facilmente suas informações e as colocam nas mãos de pessoas mal intencionadas, transformando o usuário em um alvo fácil.
Se o Google já representava uma mina de ouro de informações para os cibercriminosos, o Graph Search é um prato cheio: dados como locais mais frequentados, tipo de atividade preferida, círculo de amigos, endereço, local de trabalho e locais de lazer poderão ser facilmente coletados e arquivados. A partir de então, elaborar links falsos para atrair a vítima ficará ainda mais fácil. A privacidade, tão defendida pela rede social, pode ser transformar em vulnerabilidade.

Fonte : Canaltech

Comentários

Postagens mais visitadas